quinta-feira, 17 de novembro de 2011

8v ou 16v: Qual o melhor para você E PARA SEU BOLSO

engine_animation6b1


Existe um tema muito interessante e que atormenta muitas pessoas que estão em procissão para comprar um carro: Qual tipo de motor escolher, 8 ou 16 válvulas? Muitos pré-conceitos e algumas lendas serão desmitificadas neste artigo e você pode descobrir que esta andando em um ótimo carro, não em um mico de mercado.


Ostentar um logotipo “16v” no carro durante boa parte da década de 90 era coisa para carro de luxo no Brasil, até que o cabeçote multi-válvulas começou a chegar nos veículos mais populares com motor 1000. Era comum modelos como Palio 1.0 16v, Corsa 1.0 16v, Gol 1.0 16v, mas onde foram parar esses carros?



Hoje são poucas as fábricas que apostam suas fichas na tecnologia multi-válvulas no Brasil nos carros que estão na base da pirâmide veícular, os chamados veículos populares, pois alguns problemas “queimaram o filme” deste tipo interessante de motor.



Divulgação


Motor C20XE que equipava o Vectra GSi tinha baixo consumo e 150 cavalos


O que era símbolo de status passou a ser fonte de dor de cabeça para as fábricas, pois investiram muito dinheiro nesses motores com cabeçotes modernos e o consumidor não deu a resposta que eles esperavam.


Pode parecer mais caro para uma fábrica montar um motor multiválvulas no Brasil, porém a verdade é que somos um dos poucos países que ainda prefere o motor com 2 válvulas por cilindro, gerando mais gastos com desenvolvimento de tecnologia local.



Corsa Clube

O motor Chevrolet C16XE 1.6 16v entregava 106cv em 1995 graças as 16 válvulas


Na Europa, onde o cabeçote multiválvulas se espalhou com mais velocidade, o motorista que possui um carro com motor de baixa capacidade cúbica entende que tem um carro com motor fraco e acha mais importante a ecônomia que este tipo de motor faz.


Já no Brasil a história é outra. O Brasileiro médio acha que carro dá poder e status, então arrancar na frente do companheiro de semáforo é um item considerado ao se comprar um carro e essa mania deixa as fábricas com o juizo quente pois tem que inventar combinações inexistentes em todo o mundo.



Quatro-Rodas


O Fiat Tempra foi o pioneiro no Brasil em tecnologia multi-válvulas


Como os motores multiválvulas mais antigos possuem uma letargia em baixas rotações, criou-se a fama de que carro 16v é fraco. A indústria trabalhou em soluções para este problema, mas o estrago já estava feito e os carros 16v passaram a encalhar no estoque.


Hoje temos motores com cabeçotes que minimizam o baixo torque em rotações mais baixas modificando o tempo de abertura das válvuas de diversas formas que serão abordadas em outro artigo, porém você pode reconhecer um carro equipado com este tecnologia quando traz siglas como VVT, VVTi ou VTEC.


Além disso podemos também ter coletores de admissão com geometria variável como no motor 1.8 16v que equipava a Chevrolet Meriva. Com 122 cv e 17,3 mkgf, este motor consegue entregar todo o torque a 3600 rpm, uma rotação muito baixa para este tipo de motor, quebrando o mito por vez de que motor 16v sempre é fraco em baixas rotações.



Volkswagen/divulgação


Motor 1.0 16v Turbo utilizado no Gol foi um dos belos exemplos da tecnologia 16v


Estes motores 16v são projetados para trabalhar em maiores rotações e são muito gostosos de acelerar. Um bom exemplo de motor fraco em baixa rotações mas muito bom de ser acelerado era o motor 1.6 16v do Fiat Palio lançando em 1996 que associado a um escalonamento de cambio muito bom era divertido de ser guiado.


Porém o motorista padrão quer sair do semáforo rápido, passar as marchas e depois diminui-las o mínimo possível e ai que aparecem as falhas dos motores 16v. Como ele tem maior vazão de ar e combustível, o motor acaba tendo uma menor eficiencia volumetrica devido a quantidade maior de combustível a ser queimado.



divulgação

Motor Honda equipado com comando variável


Porém o jogo vira quando as rotações sobem. Imagine-se fazendo cooper de manhã cedo na praça do seu condomínio, quando caminha até a praça sua respiração é lenta e controlada, quando chega a pista de cooper e começar a correr, haverá uma maior necessidade de ar para alimentar suas células e nosso corpo sabe como responder a este estímulo.


Em um motor acontece algo parecido. Quando estamos em rotação lenta, a necessidade da mistura ar-combustível a ser queimado é pequena, porém quando o carro é acelerado, esta necessidade aumenta, porém em um motor comum a abertura das válvulas continuará com o mesmo tempo utilizado nas rotações baixas, gerando uma falta de enérgia para completar o trabalho da melhor maneira possível.



Divulgação

Cabeçote de um motor 4 cilindros e 4 válvulas por câmara de combustão


Um motor 16 válvulas em alta rotação tem ganhos significativos sobre um motor 8 válvulas pois pode “respirar” melhor quando está em alta rotação e por isso ele ele é indicados para quem gosta muito de pegar a estrada, ou quem tem uma toca mais esportiva ao volante.


o motor 8 válvulas responde melhor em baixas rotações, porém a medida que os giros vão subindo, a sensação de “estrangulamento” vai aumentando e o motor perde eficiência volumétrica, gerando menor potência específica.



divulgação

Cabeçote 8 válvulas: simplicidade ajuda na manutenção


Existem alguns mitos sobre o motor 16v estragaram a reputação de muitos carros interessantes que tinhamos no mercado. As 4 maiores fábricas do Brasil praticamente retiraram de seus catálogos os motores multiválvulas em seus veículos.


Peguem o caso da GM por exemplo que em 1999 tinha em linha os seguintes carros com motores com multiválvulas: Corsa 1.0 16v, Corsa 1.6 16v, Vectra 2.2 16v e Astra 2.0 16v. Ou seja, praticamente do carro pequeno ao maior existiam versões com motores multiválvulas.


A Volkswagem chegou a lançar o motor 1.0 mais moderno do mundo que equipava o Gol 1.0 turbo com 112 cv de potência, comando de válvula variável (VVT) e diversas tecnologias que hoje em dia só encontramos em carros bem mais caros.


A Ford tinha o ótimo motor Zetec 1.4 no Fiesta lançado em 1996, que devido aos comentários maldosos dos mecânicos virou peça de museu. O Escort com o motor 1.8 16v também sofreu muito com a fama de “motor que não podia ser retíficado”.


A Fiat possuía um motor com 20 válvulas nessa época, que equipava o Marea e possuia 5 cilindros, o Palio 1.0 16v, Palio 1.6 16v e depois o Palio 1.3 16v, sendo que os motores 1.0 e 1.3 já pertenciam a família F.I.R.E.


Hoje praticamente não temos mais veículos com cabeçote multiválvulas nessas fábricas. A Volkswagen não tem mais nenhum carro nacional com motor 16v, assim como a GM que aposentou os motores X20XE e X24XE devido a novas normas de controle ambiental.


A Fiat utiliza em boa parte dos seus carro motores com apenas 2 válvulas por cilindro, com excessão do Linea que tem motores 16v tanto nas versões com motor 1.9 ou 1.4 T-jet e do Punto na versão T-jet


A Ford utiliza motores multiválvulas para o Novo Focus equipado com o motor Duratec 2.0, porém a geração anterior é vendida com o motor Zetec Rocam que possui 2 válvulas por cilindro.


Mitos e Verdades sobre carros 16v


Carro 16v dá mais manutenção do que carro 8v, mito ou verdade?
R: Mito – Todos os carros quando saem de fábrica tem um manual de manutenção. Quando este carro é submetido aos cuidados específicados pelo fabricante, difícilmente ocorrerão maiores problemas.


Se meu motor 16v quebrar a correia dentada, terei um gasto muito maior do que em um motor 8v, mito ou verdade?
R: Verdade – O motor 16v tem o dobro de válvulas, tuchos e balancins. A mão de obra costuma ser mais cara. A troca da correia também costuma ser mais cara pois tem mais esticadores e rolos guia.


Carro 16 tem o motor mais fraco do que motor 8v, mito ou verdade?
R: Mito – Cada motor tem a sua faixa de trabalho. Se o motor 8v parece mais “esperto” em arrancadas, o motor 16v abre vantagem em altas rotações.


Se eu comprar um carro com motor 16v terei problemas para revende-lo, mito ou verdade?
R: Verdade em partes – Se o carro teve uma versão problemática com motor 16v, por exemplo o Gol 1.0 ou Corsa 1.0, pode dor de cabeça revender. Já carros como Honda Civic, Toyota Corolla, Ford Focus entre outros, não costumam ter problemas com válvulas a mais e loja de usados.


Os motores Zetec 16v não são retificaveis, mito ou verdade?
R: Mito – Na verdade os mecânicos e retíficas que não possuíam as ferramentas corretas para trabalhar com o motor, assim como a Ford tinha uma politica de não vender as peças separadamente, somente kits caros e dispendiosos.


O Gol 1.0 16v tem problemas de durabilidade, mito ou verdade?
R: O Gol, assim como outros carros com cabeçotes multi-válvulas por terem mais partes móveis necessitam de uma lubrificação mais eficiente e muitos proprietários foram negligentes com seus carros quando novo. Quando foram passados adiante, quebraram na mão dos novos donos. Outro problema comum era causado por um desalinhamento da polia do comando, geralmente causado pelo próprio mecânico ao substituir a correia sem as ferramentas necessárias.


Se você já teve algum problema com um motor multi-válvulas, nos conte! Podemos ajudar outros leitores a solucionar o seu problema, ou tirar o medo da cabeça de quem esta querendo comprar um carro com motor 16v e está com medo.


CREDITOS PARA http://www.motorpasion.com.br/tecnologia/8v-ou-16v-qual-o-melhor-para-voce-e-para-seu-carro

Alarme do gol "as vezes nem o dono consegue ligar o carro"

Olá, tive um problema ao minimo muito engraçado 2x engraçado se não fosse trágico vejam só:
Fui trabalhar com o gol, e ao sair com ele do trabalho para casa, acionei o alarme o carro destravou as portas e o veiculo não ligava de maneira nenhuma, sorte que um amigo meu dono de bar viu meu sofrimento e falou para eu guardar o carro no buteco dele, deixe o carro lá e fui embora de carona, a graça nisso tudo é que eu não bebo e nunca tinha passado a noite em bar, mas meu carro fanfarrão sim kkkk.
No outro dia chamei um eletricista pra dar uma olhada no bichão, e descobrimos que o alarme estava travando a bomba de combustivel, ai como medida de emergencia ele desligou a bomba do alarme, sendo assim ao ser acionado o alarme travava a porta, subia os vidros e emitia o sinal sonoro em caso de roubo ou furto. como utilizo o carro pouco não me preocupei em trocar meu sistema de segurança.
Passado uns tres meses deste primeiro ocorrido, o carro começou a me deixar na mão, e chegou a parar no meio da rua comigo, porém quando isso acontecia eu deixava o carro parado por um bom tempo e depois era bater na chave e o carro pegar normalmente.
fui buscar umas sementes a alguns dias atras em taguatinga nortepara plantar umas arvores (7000 arvores para ser mais exato), e mais uma vez o carro parou, um dos funcionários da loja disse que poderia ser a bomba de gasolina, para tirar a prova, retirei a mangueira de combustivel da injeção e dei partida, seca igual deserto. ele me indicou um eletricista que me cobrou R$ 20,00 só pra ir olhar, ele foi testando o fio, ai falei pra ele do alarme e dei uma batidinha logo depois da caixa de fusivel, o carro pegou de primeira. foi constatado que onde o primeiro mecanico isolou os fios esquentou muito e criou-se uma especie de carvão no local e não passava energia, a parte engraçada de tudo isso foi que eu achei o problema, tive que sair de a pé para procurar uma fita isolante debaixo de chuva, paguei os 20,00 pro mecanico e ele ainda ficou com a fita.
levei o carro pra casa e estanhei a emenda do fio, problema resolvido!
Falta só trocar o alarme TOTAL DE GASTOS R$25,00

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

oleo castrol gtx alta kilometragem presta?




pois bem galera, meu carro está com os seguintes problemas, motor em ponto de retificar, cabeçote mais feio que bater na mãe por causa de mistura, e outras coisitas mais, bom o oleo usado na ultima troca do oleo foi o VS semi-sintetico "baratinho" o ex-dono colocava até graxa escorrida de rolamento velho, depois de 4.500km aprox. fui fazer a troca, e tinha em torno de 3 litros aproximadamente, comprei o oleo CASTROL GTX ALTA KILOMETRAGEM, a principio, fui ao Hipermercado Extra pois tive imformação de um amigo que era bem mais barato o oleo lá, na verdade eu iria colocar um oleo normalzinho e iria utilizar o Bardhal prolonga "*conhecido como melzinho dos picaretas" mas achei meio caro, 500 ml por aprox. 43,00 reais, mais 4 lt de semi sintetico bom ficaria uma faixa de 115,00 como eu só tava com 100,00 no bolso, pesquisei as opções de óleo e lembrei das palavras do meu pai "carro véio óleo grosso" e olhando na prateleira, vi este castrol alta kilometragem, achei caro tambem, mais gastar 10 de gasolina pra economizar 7 no óleo procurando em outro lugar, não vale a pena, comprei a 22,50 o litro total de 90 reais, os 10 que sobrou virou um frango assado.
A principio, ainda rodei em torno de 5km com o oleo novo, levei para trocar o oleo, comprei o filtro, mandei limpar o anti-chama, ,gastei mais 40,00. assim que liguei o motor, diminuiu em torno de 25% do barulho feito no motor, senti também o carro um pouco mais pesado, demora mais tempo de 60km/h a 80km/h em quinta marcha com pista reta "em torno de 4 segundos, e tem que pisar um pouco a mais.
Senti também o motor trabalhar mais macio e com menos vibrações, não posso por enquanto falar mais nada pois como falei antes andei 5km e não tem como o oleo nem trabalhar direito.
Resolvi ja postar esta primeira experiencia e ate o dia 17 trarei mais informações pois vou fazer o trajeto Brasilia-Luziania vou rodar aproximadamente uns 500km neste mês ai vai dar pra ter uma noção se presta, se tira o barulho do cabeçote, se vai travar, se vai fumar igual Planet Hemp...
Que Deus me ajude e que minha escolha tenha sido boa!




SEGUNDA PARTE DO TESTE DO OLEO



Olá galera, agora ja posso falar do oleo, cheguei aos 1000km rodados com pequenas viagens de 140km só elogio ao oleo, o motor continua batendo igual ao Anderson Silva no MMA mas tá bem mais macio, a principal diferença foi o pinga-pinga de oleo que parou de vez, o motor também nao vibra tanto e o oleo não baixou, está ainda muito limpo por sinal (comparado com o VS que usava no motor), o barulho do carro deu uma mudada ficou mais forte, o carro responde bem se ja estiver em velocidade, mais a força diminui um pouco nas subidas sendo necessário dar mais um cutucão no acelerador e também não tem sinal de fumaça saindo pelo escapamento, na medida do possivel para um carro de 12 anos com motor estourando também esta limpo. infelizmente a troca do oleo apesar dos 1000km apenas rodados terá que ser feita pois consegui a grana necessária para fazer o motor e encerrar a novela do cabeçote.

Assim que abrir o motor vou ver a questão das famosas borras, se foram eliminadas, o pescador etc etc, até a próxima!


TOTAL DE GASTOS R$ 130,00 POR TROCA COM O FILTRO

TERCEIRA PARTE DO TESTE DO OLEO

Ok galera, o motor do carango foi aberto, e o castrol cumpriu o que prometeu, consegui fazer o carro fumar bastante somente acima de 130 km/h, acelerando o carro acima dos 4000 rpm em ponto morto, o carro solta fumaça, porém é bem pouco, quase não se nota.
O MOTOR ESTAVA EXTREMAMENTE LIMPO, SEM BORRAS, POIS ELE LIMPOU AS PORCARIAS QUE O VS DEIXOU.Apesar de ser caro, o oleo vale a pena, visto que me possibilitou rodar com o carro por uns 8 meses até eu juntar a grana para fazer o motor.

terça-feira, 19 de julho de 2011

cabecote gol 1.0 16v g2




Olá tive 2 problemas no cabeçote do meu golzinho e vou tentar ajudar com minha experiencia no caso (lembre-se sempre de levar em um bom mecanico, e se possivel acompanhar de perto o serviço). Pois bem, ao iniciar qualquer problema com barulhos, principalmente no cabeçote e motor do carro, leve rapidamente para ver o problema, sempre compre um cabeçote 0km, digo isso por experiencia propria!


Em primeiro lugar, estragou compra novo! meu cabeçote empenou a primeira vez a noite, e tive que alem de pagar guincho pra levar pra casa, pegar grana emprestada. como eu estava meio sem dinheiro, deixei o carro parado um mes e pouco, e fiz alguns orçamentos, acabei fazendo com um mecanico que ja havia feito uma limpeza no carter pra mim.


3 dias na oficina, uma retifica no cabeçote, e problema resolvido! "achava eu".


Dias depois o carro "corajoso" começou a dar problema, foi a conta de chegar em casa e colocar o carro na garagem, o motor apagou e o diagnóstico foi "cabeçote de novo". pedi pra comprar um recondicionado pois não tinha dinheiro para um novo, eu mesmo fiz o orçamento das peças, e pedi pra entregarem na oficina, como trabalho o dia todo, o mecanico deixou o carro ja de noite pra mim no meu trabalho, o carro estava uma luva, não fazia barulho nenhum no motor, lindo! aproveitei que o carro tava bom e marquei uma viagem, uns 20 dias depois, o carro começou a apresentar o mesmo barulho de outrora, abri o capô do golzinho, e o cabeçote que ele colocou não era o novo, botou outro cabeçote velho e deve ter vendido o meu recondicionado.


Levei o carro no mecanico novamente e ele disse que o oleo estava baixo e os tuchos poderiam não estar recebendo a devida lubrificação, colocou mais óleo no motor mas o barulho não parou, enfim tive que fazer a viagem com o carro mesmo assim.


Passei um mes no estado do Paraná e retornei com o carro a Brasilia, quando eu levei o carro no "mexanico" novamente ele me negou a assistencia, e disse que a garantia tinha acabado pois o carro tinha mais de 5mil quilometros rodados, OBS: ele sabia que eu ia rodar essa distancia com o carro.


Na semana passada10/11/2011, levei o carro a outro mecanico, e fechei negócio com ele nas seguintes condições, tres meses de garantia no serviço, reembolso em caso de defeito, somente peças originais, só mexe no carro entre 11 e 13hrs quando eu estiver presente na oficina, serviço pago em 3x com juro de 3% ao mês pago com 3 cheques que caso de defeito o cheque pode ser cancelado. "pareço um chato, mais por causa do tanto que gastei atoa, a gente fica esperto. O cabeçote foi comprado novo 0km, e no dia 17/11 levamos para montar as valvulas e afins, aproveitando combinei também a retifica do motor, incluso nestes cheques, entrego o carro no dia 21/11 pego o carro no dia 26/11. ai posto mais detalhes para voces.


TOTAL DE GASTOS MOTOR+CABEÇOTE R$ 1527,00

quinta-feira, 2 de junho de 2011

oscilação no motor do gol 16v 1998



hehe galera como era de se esperar, foi um problema que quase me matou de raiva!!!

a principio, levei no mecânico, toda vez que o motor era ligado, o motorzinho começava a ratear, hora ele almentava o giro, hora ele reduzia, e por diversas vezes minha gastrite foi atacada por estar eu em uma via de muito movimento, chegava ao semáforo, se demorasse uns dois minutos para acelerar o carro, o motor "morria", o mecanico olhou, deu uma volta, usou o voltimetro, e constatou, "sua bateria deu pau" depois de 180 cruzeiros, coloquei uma bateria nova, saí da oficina com o carro zerado mas no outro dia o poblema recomeçou, era só andar a noite com farol ligado, ou quando o carro estava com a ventoinha ligado, o carro apagava, levei a outro mecanico, e ele disse que era na parte eletrica, e ele teria que testar tudo, R$120,00 depois nada de solução, velas também foram trocadas, filtro de ar trocado, e nada de ficar bom, um belo dia então, resolvi estudar o motor deste mito mal falado e descobri que ele tem uma central que regula a vazão dos bicos, esta central estava torrando a bateria, tentando compensar os outros dois que estavam entupidos, como ela estava usando muita energia, toda vez que o sistema de refrigeração entrava para refrigerar o carro, como ele também usa muita energia, o motor desligava pois a bateria nao conseguia manter tudo ligado,

*Conclusão: bastou limpar os bicos da injeção eletronica para o carro voltar ao normal

*Gastos sem necessidade: bateria, jogo de velas original, scanner, fuziveis, mão de obra, filtro de ar, limpeza no corpo de borboleta.


CUSTO DO REPARO: 80,00

CUSTO DE MECANICOS RUINS DE SERVIÇO (GASTOS DESNECESSÁRIOS): R$ 593,00

NO FINAL DAS CONTAS GASTEI R$ 673,00 MANGOS NO CONCERTO QUE FOI EU MESMO QUE DESCOBRI COMO ARRUMAR E PODERIA TER SAIDO PELOS 80 REAIS

*CONCLUSÃO, CUIDADO COM PICARETAS!!!!

sexta-feira, 20 de maio de 2011

história de golzeiro (todos os problemas que tive com meu gol)

Meu golzinho G2 16Valvulas







Beleza galera, começa aqui um blog que vem desvendar todos os segredos deste carrinho, complicado, ruim de mecânico, mas valente e economico, "este ai da foto é o meu"




Certo dia, precisei ir buscar um armário de cozinha, em uma cidade satélite aqui de brasilia, na época eu tinha uma titanzinha, e seria impossivel trazer encima dela, liguei para um amigo meu e pedi o carro dele emprestado, ele falou pra mim buscar o carro, e apareceu este golzinho ai da foto, foi amor a primeira vista, neste periodo, como eu trabalho com uniformes e roupas personalizadas, estava pensando em comprar uma fiorino baú, "aquela da padaria". colocamos um cochaozinho no bicho pra nao riscar o teto e vim embora, até sonhei com o carrinho, outro dia, fui ao comércio deste amigo, "oficina de motos" fazer a revisão da titan e constatou-se que eu precisava "fazer o motor", como tive motos a vida inteira, ja sabia que isso iria acontecer, 100,000 km faz isso no motor, falei pro amigo consertar e coloquei um anuncio de venda, quando fui buscar a moto, falei pra este amigo, que trocar seu carro na titan e quanto de volta? e descobri que realmente ele tava vendendo o carro e tinha até uma pessoa olhando o carro, antes de comprar ele ja me disse que o carro apresentava vários defeitos e se realmente eu queria o carro.



Tezão é foda



Comprei e cheguei em casa de carro, que massa a emoção, estacionei liguei o som, e fui lavar o bicho, depois de uma lata de cera e muito sabão, dei um trato no verdão, o primeiro problema eu teria que resolver naquele dia, o carro não travava uma das portas trazeiras, levei em uma auto-eletrica e o camarada abriu o forro da porta, tirou a trava e começou a mexer e arrumou, tinha quebrado uma peça que levanta e abaixa o pino da porta e trava e destrava o carro, ele não conseguiu encontrar a peça em lugar nenhum do planalto central, e perguntou se poderia fazer uma gambiarra.


Gambiarra pronta trava arrumada ele me cobrou R$ 20,00 10 do serviço e dez da araldite, ficou tão boa que ja tem um ano e funciona perfeito até hoje.



Primeiro sério problema



Duas semanas de carro velho-novo fui dar uma volta com a esposa era umas 11 da noite sentido taguatinga brasilia, parei pra abastecer, musiquinha, carro lavado, revisão em dias, e em uma descida o carro apagou, não ligava mais.



Liguei pra uns amigos, e guincho no bicho!!!



Logo cedo foi constatado por um mecanico que o cabeçote "ja era" 600,00 pra arrumar, torno+16 valvuas+oleo novo+junta de cabeçote+mão de obra = uma semana de a pé



com 20 dias que peguei o carro, o cabeçote deu pau de novo!!!




Cabeçote não guentou, mas consegui chegar em casa sem ter que pagar guincho, fiquei puto fui até a casa do meu amigo que me vendeu o carro, e ele disse que ia pagar o conserto, levamos no boca de porco de novo e ele falou que ia trocar o cabeçote ai colocar um recondicionado, foi a pior merda da minha vida, fui viajar para o sul no carreto e ele foi "batendo tucho" daqui em londrina, e voltou batendo tucho também.


levei o carro a vários mecanicos, e foi constatado agora que vou ter que fazer o motor do bicho!



CONTINUA...