quinta-feira, 2 de junho de 2011

oscilação no motor do gol 16v 1998



hehe galera como era de se esperar, foi um problema que quase me matou de raiva!!!

a principio, levei no mecânico, toda vez que o motor era ligado, o motorzinho começava a ratear, hora ele almentava o giro, hora ele reduzia, e por diversas vezes minha gastrite foi atacada por estar eu em uma via de muito movimento, chegava ao semáforo, se demorasse uns dois minutos para acelerar o carro, o motor "morria", o mecanico olhou, deu uma volta, usou o voltimetro, e constatou, "sua bateria deu pau" depois de 180 cruzeiros, coloquei uma bateria nova, saí da oficina com o carro zerado mas no outro dia o poblema recomeçou, era só andar a noite com farol ligado, ou quando o carro estava com a ventoinha ligado, o carro apagava, levei a outro mecanico, e ele disse que era na parte eletrica, e ele teria que testar tudo, R$120,00 depois nada de solução, velas também foram trocadas, filtro de ar trocado, e nada de ficar bom, um belo dia então, resolvi estudar o motor deste mito mal falado e descobri que ele tem uma central que regula a vazão dos bicos, esta central estava torrando a bateria, tentando compensar os outros dois que estavam entupidos, como ela estava usando muita energia, toda vez que o sistema de refrigeração entrava para refrigerar o carro, como ele também usa muita energia, o motor desligava pois a bateria nao conseguia manter tudo ligado,

*Conclusão: bastou limpar os bicos da injeção eletronica para o carro voltar ao normal

*Gastos sem necessidade: bateria, jogo de velas original, scanner, fuziveis, mão de obra, filtro de ar, limpeza no corpo de borboleta.


CUSTO DO REPARO: 80,00

CUSTO DE MECANICOS RUINS DE SERVIÇO (GASTOS DESNECESSÁRIOS): R$ 593,00

NO FINAL DAS CONTAS GASTEI R$ 673,00 MANGOS NO CONCERTO QUE FOI EU MESMO QUE DESCOBRI COMO ARRUMAR E PODERIA TER SAIDO PELOS 80 REAIS

*CONCLUSÃO, CUIDADO COM PICARETAS!!!!

8 comentários:

  1. Muito obrigado por compartilhar suas experiencias com esse carro.
    Tenho um igual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado, é um prazer receber seu comentário.

      Excluir
    2. pow, e o meu que nem sei o que é, pois ja troquei tudo, vela cabo, limpeza de bico, filtro ar...estou descofiando do TBI pois quando eu ligo o ar, ele fica lizinho....porq quando liga-se o ar, pra quem sabe, o giro do motor sobe para 1000rpm, certo? porq ele só falha na LENTA.. e de vez e quando, dá umas falhadas pesadas o giro vai lá em baixo, quase morrendo e volta...

      Excluir
  2. cara eu tenho um mas para não suja os picos da enjeção e so faze revisão 6 em 6 mes!!

    ResponderExcluir
  3. kkkk estou passando por essa situação
    mas já resolvi esse problema depois desta dica
    valeu obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Oi mecanico retificou o me moto 16 vw 1.0 e nao esta dando partida na chave so no tranco o que eu faço

    ResponderExcluir
  5. Olá.. tudo bem? Tenho um 99/1.0 16v quando peguei ele há uns 6 anos estava perfeito, minha mulher usava e nada de problemas, carrinho muito bom, mas ai chegaram os problemas, uma manutenções de rotinas, limpeza de filtro, tirar vazamentos de óleo, troca de amortecedores e pneus, limpeza de bicos, troca da bomba dagua, troca da bomba de combustivel, troca do filtro de combustivel, troca de cabos e velas e últimamente estou notando que ele está tendo uma vibração estranha quando em lenta sabendo que e fica estranho quando chega aos 90graus...alguém poderiam me dizer o que poderia estar acontecendo?

    ResponderExcluir
  6. Pessoal passei por algo parecido, tambem levei a varios mecanicos, gastei em coisas q resolveram momentaneamente e no final via a ser o sensor de rotação que fica acoplado ao distribuidor, esse sensor costuma criar uma folga e assim o seu mal funcionamento, resolvi colocando um calço no sensor. Um novo custa RS 94, fora a mao de obra pra por que é uma exploração. Fica a dica.

    ResponderExcluir